Projetos - Participação de membros da Equipe Técnica da ArtMilFortBrasil 

1. PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO FORTE DO LEME (Forte do Vigia 1776 / Forte Duque de Caxias- 1935)

Participação do Presidente da ArtMilFortBrasil no Projeto de Revitalização do Forte do Leme (Forte da Vigia/1776 - Forte Duque de Caxias/1935), em 2010.

BEM TOMBADO pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela UNESCO na Categoria Paisagem da Humanidade.

O Cel Joel foi o idealizador e Gerente do Projeto, bem como de outros projetos em fortificações e bens culturais tombados:

A CONSERVAÇÃO DA FORTIFICAÇÃO ESTAVA CRÍTICA, COM INFILTRAÇÕES, E SEM CONDIÇÕES DE RECEBER VISITANTES

2. PROJETO DE INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO EP MUSEU DO DESPORTO DO EXÉRCITO – M DEX 

O Cel JOEL - Presidente da ArtMilFortBrasil foi o Gerente do Projeto e Gestor do EP M DEx "

No dia 17 de maio de 2021, o Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João inaugurou as novas instalações do ESPAÇO CULTURAL MUSEU DO DESPORTO DO EXÉRCITO.

O Espaço Cultural havia sido desativado em 2017, por problemas estruturais na edificação. Em fevereiro de 2020 iniciou-se a adequação do novo espaço, no terraço do ginásio “LING" na Escola de Educação Física do Exército, fruto dos esforços.

Com grandeza humana e idealismo de muitos, ele foi reativado com novas instalações.

O local escolhido para as futuras instalações do Museu do Desporto do Exército, não poderia deixar de ser o mais apropriado, junto a Escola de Educação Física do Exército, pioneira da Educação Física no Brasil.
Conta ainda com privilegiada visão para os monumentos naturais, “Patrimônios da Humanidade”, os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, a praça da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, o ginásio Leite de Castro e o Estádio Cap. Cláudio Coutinho, e brevemente, para o Complexo de piscinas olímpicas do Centro.

O Cel Inf Joel F. Corrêa, então Diretor do M DEx fez a alocução alusiva ao evento, e enfatizou: "O acervo atual serve de inspiração e incentivo aos jovens e faz justiça à memória dos atletas que tanto deram ao Exército e ao Brasil".

3. PROJETO EDUCACIONAL: I e II CURSOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS ÀS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA - I e II WORKSHOP MECENAS. 2022 e 2023

O Cel Joel - Presidente da ArtMilFortBrasil, então Diretor do Programa Mecenas, planejou, coordenou os CURSOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS VOLTADOS ÀS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA, II WORKSHOP MECENAS, orientada, planejada, coordenada e conduzida pelo Cel Joel, Ch do Escritório do Programa Mecenas (EPM) da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), no período de 13 a 15 de junho de 2023, no Auditório do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC).

O Curso teve como objetivo atualizar e padronizar procedimentos pertinentes aos Assessores e Gestores Culturais dos Comandos Militares de Área (C Mil A) e das Regiões Militares (RM) quanto às práticas e expertises para a formatação de projetos de interesse do Exército, para a captação de recursos financeiros, amparados nas Leis de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC)/PRONAC, bem como de realizar a atualização das legislações vigentes no campo cultural e estreitar a comunicação e os laços entre as instituições envolvidas.

Participaram do Curso gestores e assessores culturais, diretores de museus e gerentes de espaços culturais, do Exército, da Marinha do Brasil, da Força Aérea, do Clube Militar, da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e outros.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal Youtube da DPHCEx, com grande audiência.

O Curso foi coordenado pelo Cel R1 JOEL FRANCISCO CORRÊA, Chefe do Escritório do Programa Mecenas, e precedido de 3 (três) pré-eventos preparatórios, realizados no período de 3 a 5 de abril e nos dias 25 e 30 de maio, respectivamente, sendo presencial para os gestores das guarnições do Rio de Janeiro e Niterói e por via de videoconferência para os gestores culturais das demais Guarnições participantes inscritos pela Internet.

O Curso contou com mais de 44 (quarenta e quatro) horas de carga horária, abordando a Portaria Nº 167- DECEx, de 12 de setembro de 2016 e os Sistemas reguladores das plataformas de incentivo fiscal federal, estadual e municipal.

4. Revitalização dos Canhões da Praça da Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro : 

A Cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1º de março de 1565 pelo Cap Mõr Estácio de Sá, está localizada na Fortaleza de São João (Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João).

O Cel Joel - Presidente da ArtMilFortBrasil, então Gestor do Sítio Histórico: Museu do Sítio Histórico da Fortaleza de São João foi o idealizador e gerente do Projeto.

a. ANTES (Estado dos canhões históricos)

b. DEPOIS DA REVITALIZAÇÃO                             

5. PROJETO: REFORMA DOS CANHÕES HISTÓRICOS DA PRAIA VERMELHA.

A DPHCEx APOIA A RESTAURAÇÃO DE CANHÕES DA PRAIA VERMELHA.

Resgatar e preservar a memória do Exército é uma das missões da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército.
Na última terça-feira, 20 de dezembro, os Canhões da antiga Fortaleza da Praia Vermelha foram recolocados em seu lugar de origem, após um período de restauração.
Com a finalidade de manter a história viva.
A DPHCEx, por intermédio do Coronel Joel, apoiou a revitalização desse importante acervo da Força Terrestre.
Entre as restaurações, os canhões receberam placas com informações e um QR CODE que leva para um link na página da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no qual é possível conferir um texto sobre o Forte da Praia Vermelha, uma maneira atualizada e ágil de propagar a nossa história e torná-la disponível para o grande público.
Restaurar, preservar e engrandecer o acervo da história do Exército Brasileiro é valorizar o nosso legado para que as gerações futuras tenham acesso e conhecimento da nossa essência.
O Cel Joel Francisco Corrêa é Membro EMÉRITO do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Cadeira n°063 - Marechal Thaumaturgo de Azevedo - Fundador de Cruzeiro do Sul / AC.


a. ANTES (Estado dos canhões históricos)

b. DEPOIS DA REVITALIZAÇÃO                                                                                                   

6. PROJETO VISADA PARA INTEGRAR A VISITAÇÃO DOS FORTES AOS PRINCIPAIS MONUMENTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, PELA OBSERVAÇÃO ATRAVÉS DE LUNETAS PANORÂMICAS

Idealizador e Gerente do Projeto: Cel R/1 JOEL FRANCISCO CORRÊA

O Exército Brasileiro com o intuito de fortalecer a formação do caráter nacional, divulgando os feitos de nossos antepassados, as tradições e a cultura, apresenta o projeto denominado “Visada para integrar a visitação, pela observação aos Fortes”, os principais monumentos turísticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, e que vem para estimular a visitação pelos cidadãos brasileiros e estrangeiros aos Fortes e Fortalezas do Exército que outrora defendiam a entrada da Baía de Guanabara os quais hoje se encontram em locais de raras belezas e abrigam sítios históricos de grande interesse e de elevado potencial turístico, cultural e de preservação do meio ambiente.

OBJETIVO


Integrar as Fortalezas e Fortes aos principais monumentos turísticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro por meio de visada direta, potencializando a divulgação dos Fortes Históricos para a sociedade como atração turística, através do uso de lunetas panorâmicas fixas em cada Forte e nos monumentos da cidade, tais como o do bondinho do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, e do uso de placas informativas a serem instaladas junto as lunetas nos Fortes Duque de Caxias, Copacabana, Picos, São Luiz e São José, nas Fortalezas de São João e Santa Cruz e nos monumentos da CCAPA - bondinho do Pão de Açúcar.

A implantação do Projeto Visada para integrar a visitação dos Fortes Históricos aos principais monumentos turísticos e culturais da cidade constitui uma importante valorização da herança histórica, cultural e ambiental, impulsionando ações voltadas para atividades turísticas de preservação da memória, do meio ambiente e de educação ambiental.

Dentro de uma visão estratégica, considera-se que a integração das fortificações em foco aos monumentos da cidade são ferramentas para a formação e fortalecimento da identidade, do caráter nacional e do reconhecimento internacional, como um país que preserva suas tradições, cultura, história e o meio ambiente, pois vão proporcionar e incentivar os visitantes de um, conhecer e visitar os demais, incrementando o turismo histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.   

7. PROJETO  DE PARCERIA ENTRE A FAPERJ/UFRJ/DPHCEX:

Na Semana da República o projeto JANELAS ABERTAS PARA A REPÚBLICA ofereceu ao público visitas guiadas e gratuitas pelo entorno do Campo de Santana, em todos os dias da semana de 15 a 22 de novembro de 2015.

Serão sete diferentes percursos, com ênfases diferentes, orientados e interpretados por guias recém-formados pelo Curso de Turismo do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior. Todos os roteiros terão como ponto de apoio e de saída a Casa Histórica de Deodoro, que, além do seu acervo permanente, contará com a Exposição de caricaturas “Nasce a República”, com curadoria das equipes envolvidas. Esse projeto, apoiado pela FAPERJ, tem parceria da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e a colaboração de diversas instituições do entorno do Campo de Santana.
Local: Casa Histórica de Deodoro, Praça da República, 197.

Equipe LTDS - Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Programa de Engenharia de Produção/COPPE/UFRJ.

Cel R1 Joel Francisco Corrêa (21) 2221-0964 - Diretor

A Casa Histórica do Marechal Deodoro e do Pantheon de Caxias,   Rua da República Nr 197, Centro, Próx. a Central do Brasil é aberta a visitação de Ter a Sex de 10 às 16H.
Entrada FRANCA!
Na Casa Histórica funciona o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil - IGHMB.
Venham nos visitar e indiquem aos amigos, escolas, estudantes e grupos!
Facebook: Amigos da Casa Histórica do Marechal Deodoro


Endereço

R . SÃO BENTO nr. 13, Sala 303 CENTRO
RIO DE JANEIRO 20090-010, BR

Quem somos

A ArtMilFortBrasil planeja e desenvolve Projetos Culturais Incentivados para a preservação do Patrimônio Histórico-Cultural, particularmente de  fortificações militares, incentiva e desenvolve o Turismo Militar e a Apoia outras instituições afins, como a Força Exp. Brasileira, CPORs, Escolas etc.

Siga-nos